quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CINEAMA: Pequena Miss Sunshine


Vi no face as duas fotos abaixo, uma de Simone de Beauvoir e outra de , que interpreta Olive no filme A Pequena Miss  Sunshine

Foto: Abigail Breslin.
Foto: Feliz Aniversário, Simone de Beauvoir!
'Viver é envelhecer, nada mais.'



E vcs sabem que ha uma relacao intima entre S Beuvoir e a "Pequena Miss  Sunshine"?

No filme Miss Sunshine, estamos diante de duas sociedades. Uma de consenso e papéis bem marcados pelos "atores sociais". Este modelo é a base estética do modelo da sociedade americana. Um concurso de beleza deixa isso bem claro.

A outra sociedade que temos do filme é a desestruturada, q dá base (na visao dos que estao no centro do poder) a nossa sociedade marginal, digo especialmente aqui na América Latina.

Em a Pequena Miss Sunshine, estamos "justamente" vendo uma justaposicao de duas formas de ver ou viver o mundo das pessoas. Na visao de consenso, estrutural e estruturada, patriarcal, machista, o mundo nosso é o das outras pessoas, portanto, o nosso mundo é o do outro.

Na visao de conflito, o mundo nosso que é só nosso nao é visto assim pelo outro, mas sim como uma forta de distorçao do mundo deles. Tá dificil?

As vezes, os pequenos (criancas) e os grandes (seus pais) nao se dao conta de fazer uma autoreflexao critica de nossa condicao nesses mundos. O mundo do filme, que é o nosso tb, mostra isso.
E Beauvoir nessa historia? Ela vem como uma Miss Sunshine feminista, que chega para destruir o concurso de beleza patriarcal!!!
Magnifico o filme!!! Merece nota máxima!! Um filme para curtir nas férias.

Nenhum comentário:

Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now!

  Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now! www.85off-lv.com