sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto “América Latina no Cinema”. Às terças na BZM tem cinema fora do circuito na UFRNMais filme na UFRN. Dia 27 tem


Projeto “América Latina no Cinema” estreia no próximo dia 13 na UFRN 
Os departamentos de Ciências Sociais, de História e de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN e o Complexo Cultural de Natal iniciam, a partir de terça-feira, 13, o projeto América Latina no Cinema. O programa consiste na exibição de filmes latino-americanos todas as terças-feiras, às 18h30.

O ciclo é desenvolvido por professores, estudantes e funcionários da instituição federal visando a garantir um espaço permanente para exibição e, mais importante, discussão de filmes produzidos na América do Sul e Central e que são pouco promovidos no mercado
.
 
O professor do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do projeto, Gabriel Eduardo Vitullo, ressalta que essa iniciativa nasceu de uma constatação prática e concreta da falta de espaços em Natal para exibição do bom cinema e em especial das produções da América Latina. “Além disso, pretendemos oferecer um conhecimento maior da língua espanhola, pois vemos essa necessidade de nos aproximarmos da cultura e língua desses países irmãos”, acrescentou.

Segundo o professor, o público que eles pretendem atingir vai além do universitário. “É um público que não tem tanto contato com a sétima arte nem com a cultura do próprio continente. É por isso que escolhemos filmes mais recentes para exibirmos”, afirma Gabriel Vitullo.

O primeiro filme transmitido será “O segredo dos seus olhos”, de Juan José Campanella. O drama se passa na Argentina e fala a história de Benjamín Espósito, que resolve escrever um livro inspirado em um crime que investigou. Essa produção foi o terceiro filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro.

A entrada será gratuita e o filme será exibido na Biblioteca Central Zila Mamede, onde ocorrerá a maior parte das exibições do projeto. O outro espaço será o auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas (NEPSA), no Setor I.

Escolha dos filmes

O professor do Departamento de Ciências Sociais Gabriel Eduardo Vitullo explicou ainda que a seleção dos filmes a serem exibidos foi feita em conjunto por todos os envolvidos no projeto. 

Primeiro elaboraram um mix de listas só com produções dos países vizinhos ao Brasil. Em seguida, o grupo foi fazendo seleções até chegarem nas 12 películas. Todos eles com produções premiadas e que foram, de acordo com o professor Gabriel, muito bem acolhidos pela crítica. 

A ideia é de que o projeto não possua temáticas específicas, visto que o propósito da atividade é aproximar as duas culturas. Para incentivar a participação do público, o coordenador conta que serão realizados sorteios de brindes, como filmes ou livros. 





PROGRAMAÇÃO





Programação:

13/3 - O Segredo dos seus olhos (Argentina, 2009) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
27/3 - Amores Brutos (México, 2000) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
3/4 - Pantaleão e as visitadoras (Peru, 1999) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
10/4 - A História Oficial (Argentina, 1985) - Local: Auditório do NEPSA, no Goiabão (UFRN)
24/4 - Guantanamera (Cuba, 1995) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
8/5 - Gigante (Uruguai, 2009) - Local: Auditório do NEPSA, no Goiabão (UFRN
15/5 - Machuca (Chile, 2004) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
22/5 - Estômago (Brasil, 2007) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
29/5 - A que distância (Equador, 2006) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
5/6 - A cidade e os cachorros (Peru, 1985) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)
12/6 - Nove Rainhas (Argentina, 2000) - Local: Auditório do NEPSA, no Goiabão (UFRN)
19/6 - Clube da Lua (Argentina, 2004) - Local: Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)


Nenhum comentário: