quarta-feira, 14 de março de 2012

Juiz encontra agente com estilingue cuidando de presos no RN



Via professor Damásio que deixa comentário ao final

Um segurança é responsável por 33 presos em cidade de 15 mil habitantes. Governo diz que unidades não têm armas e que contratará funcionários.

Em uma inspeção de rotina no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Paulo de Potengi, no Rio Grande do Norte, o Juiz diretor do Fórum da Comarca da cidade, Peterson Fernandes Braga, encontrou um agente penitenciário com estilingue cuidando de 33 presos da unidade.

Segundo o Juiz, o agente não tinha armas. “Ele portava uma simples baladeira” (um estilingue, usado pelos agentes para caçar passarinhos), informou Braga em nota distribuída pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Funcionários do Fórum de São Paulo de Potengi, cidade de 15 mil habitantes a cerca de 73 quilômetros de Natal, informaram que a inspeção foi realizada pelo Magistrado no dia 5 de março a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A visita é realizada de forma rotineira, mas é a primeira vez que o Juiz encontra apenas um agente, e com estilingue, cuidando de tantos presos”, informou uma funcionária, que não quis se identificar.

Em inspeções anteriores, o Juiz encontrava sempre cinco agentes no CDP responsáveis pela alimentação e segurança dos detentos, que reclamavam sempre de falta de alimentação e de higiene e de superlotação. Foi a primeira vez que apenas um agente foi encontrado.

Braga classificou a situação como “inadmissível” e enviou um ofício à Corregedoria-Geral da Justiça e à Coordenadoria de Administração Penitenciária do Estado pedindo providências.

Governo tomará providências

A Secretaria de Justiça do Rio Grande do Norte, responsável pela administração do sistema penal, informou ao G1 que o caso não é isolado e que há carência de pessoal nas unidades penitenciárias do Estado. A pasta está verificando a situação e, dentre as providências que serão tomadas, será a chamada de aprovados em um concurso público para agente e também a realização de um curso de formação de profissionais para os presídios.

A Secretaria diz que o sistema penal do Rio Grande do Norte não possui armas e que as utilizadas, eventualmente, são cedidas pela Polícia Militar. O Exército já aprovou a compra e o Governo está fazendo um edital para aquisição das armas que serão destinadas aos presídios, disse a assessoria de imprensa.

Fonte: Portal G1
Data: 12/3/2012

Comentário do Prof. Damásio:
Não acredito! É muito para a minha paciência com o que acontece nesse mundo afora. Coisa bizarra, como dizem minhas netas. Observações:
1. 1 só estilingue para 33 presos! O “agente” precisava pelo menos de 6 estilingues.
2. O estilingue era usado pelos agentes para caçar passarinhos! Isso é crime!
3. Nas inspeções anteriores do Juiz ele encontrava sempre 5 agentes. Será que era 1 só estilingue ou 1 estilingue para cada 1?
4. Os presos reclamavam da falta de alimentação. Era por isso que os agentes caçavam passarinhos!
5. Segundo a Secretaria de Justiça, “o caso não é isolado”. Então vou sugerir ao Jesuíno que abra lá uma loja de estilingues.
6. “Haverá um concurso público para agente”. No edital, deve constar que o candidato se submeterá a uma prova de atirar pedras em passarinho com estilingue.
Conversando com o Jesuíno sobre o fato, ele me observou: “Doutor, se essa cidade, com 15 mil habitantes, só tem 1 estilingue na cadeia, como fica a nossa cidade aqui na beira do rio, que só tem 7 mil habitantes?”. Respondi:
– Jesuíno, o justo seria a sua cidade só ter meio estilingue. Assim, sugiro que fiquem só com as pedras!

Nenhum comentário:

Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now!

  Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now! www.85off-lv.com