sexta-feira, 16 de março de 2012

DOCUMENTÁRIO: quebrando tabu...





Em torno deste documentário está uma das questões políticas mais sérias para o Direito Penal da modernidade tardia. A defesa aberta da descriminalização das drogas toma o palco a partir de vários exemplos... Todos de países desenvolvidos... Esta é a pulga que fica atrás da orelha. 
A política de combate às drogas sucumbiu ao fracasso e inevitalmente será (já está) sendo substituída por uma nova política pública (?). 
O filme até nos apresenta qual deve ser esta política. E todos nós sabemos. É uma política de redução de danos. No entanto, só ingenuamente podemos pensar que esta política seja mais "barata" que prender. 
No melhor estilo economia política do cárcere, devemos  entender que o custo de uma prisão é muito alto porque somos pobres, mas se gasta muito pouco ou quase nada para prender neste País... O custo da prisão no Brasil é baixíssimo, diante dos propósitos ressocializadores da lei.
A inevitável política de redução de danos apresentada pelo documentário abre espaço para a liberação do pensamento a respeito da inevitável descriminalização das drogas. 
Mas o problema está somente começando, principalmente proque ainda nem temos um projeto concreto e executável para a política pública das drogas...
Ai, ai... Já vi que não faltam assuntos ao blog.




Trecho da crítica de CINE PIPOCA CULT:
... No entanto, é bom deixar claro que isso tudo não invalida a proposta. Apesar de ter uma visão unilateral do problema, e ser superficial e ingênuo em muitos dos argumentos, Quebrando o Tabu serve em certa instância para levantar a questão e nos deixar com vontade de debater o tema. Porque o problema está aí e é impossível simplesmente fingir que não exista. Maconha só não é mais fácil de encontrar por aí do que DVD Pirata que parece já ter feito um comércio paralelo quase legalizado nas sinaleiras e pontos de ônibus. E quando falaríamos disso aqui, se não fosse por esse filme? Só por levantar a discussão, Quebrando o Tabu já é mais do que bem vindo.

O filme está disponível para exibição online gratuita no Terra Video Store até o dia 02 de outubro.

Quebrando Tabu (Quebrando o Tabu: 2011 / Brasil, Argentina, França, Holanda, Portugal, Suíça, Estados Unidos)
Direção: Fernando Grostein Andrade
Roteiro: Fernando Grostein Andrade, Thomaz Souto Correa, Carolina Kotscho, Ricardo Setti e Ilona 
Com: Fernando Henrique Cardoso, Jimmy Carter, Bill Clinton, Paulo Coelho.
Duração: 100 min







Para ler uma crítica abordando o aspecto do usuário recreativo:



'Quebrando o Tabu' fuma, mas não traga | Carta Capital

www.cartacapital.com.br/.../quebrando-o-tabu-fuma-mas-nao-traga/
30 jun. 2011 – O principal problema do filme “Quebrando o Tabu”, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendendo a descriminalização da ...

Nenhum comentário: