domingo, 18 de março de 2012

Dia 21 de março começa a amostra de cinema do CCSA... Conflira a lista de filmes...


MOSTRAS TEMÁTICAS Local: Auditório do NEPSA

ROCCO E SEUS IRMÃOS

21/03/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Luchino Visconti
Ano: 1960

Sinopse:
A viúva Rosaria (Katina Paxinou) se muda de Milão para Lucania com seus quatro filhos. Vincenzo (Spiros Focás), o quinto filho, já vivia em Milão. A família enfrenta vários problemas de início, mas seus integrantes sempre buscam algo com o que se ocupar. Simone (Renato Salvatori) é boxeador, Rocco (Alain Delon) trabalha como faxineiro e Ciro (Max Cartier) apenas estuda. É quando surge Nadia (Annie Girardot), uma prostituta que em um caso com Simone e também com Rocco, quando ele deixa o serviço militar. A disputa pela mesma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito.

CONCORRÊNCIA DESLEAL

04/04/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Ettore Scola
Ano: 2001

Sinopse:
Umberto (Diego Abatantuono) é um alfaiate que repentinamente começa perder sua clientela para uma loja vizinha, de propriedade de Leone (Sergio Castellitto), que oferece roupas a preços mais baixos. Apesar da rivalidade, os filhos de ambos demonstram grande amizade entre si. Até que um dia vêm a público as diferenças que os concorrentes cultivavam em sigilo: durante uma discussão, Umberto se refere de forma depreciativa ao fato de Leone ser judeu, condição que ele ocultava. A polícia fascista presencia o bate-boca e o comerciante passa a ser perseguido, perdendo sua loja, seus direitos e sua dignidade.

VOLVER

18/04/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Pedro Almodóvar
Ano: 2006

Sinopse:
Raimunda (Penélope Cruz) é uma jovem mãe, trabalhadora e atraente, que tem um marido desempregado e uma filha adolescente. Como a família enfrenta problemas financeiros, Raimunda acumula vários empregos. Sole (Lola Dueñas), sua irmã mais velha, possui um salão de beleza ilegal e vive sozinha desde que o marido a abandonou para fugir com uma de suas clientes. Um dia Sole liga para Raimunda para lhe contar que Paula (Yohana Cobo), tia delas, havia falecido. Raimunda adorava a tia, mas não pode comparecer ao enterro pois pouco antes do telefonema da irmã encontrou o marido morto na cozinha. A filha de Raimunda confessa que matou o pai, que estava bêbado e queria abusar dela sexualmente.

KOLYA, UMA LIÇÃO DE AMOR

02/05/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Jan Sverák
Ano: 1996

Sinopse:
A vida do violinista Frantisek Louka é um verdadeiro inferno. Demitido de uma importante orquestra da Tchecoslováquia, ele ganha a vida tocando em funerais no crematório da cidade. Seu sonho é comprar um carro e fazer uma bela viagem, mas ele não tem dinheiro algum. A sorte parece sorrir para ele quando decide casar com a prima de um dos coveiros, apenas para que a mulher possa obter a cidadania tcheca. Louka recebe uma ótima quantia em dinheiro, sem nenhuma obrigação… a não ser cuidar do filho de sua nova mulher, que resolveu desaparecer de uma hora para a outra, deixando a criança para trás! O nome do menino é Kolya, uma criança carinhosa e cheia de vida que está prestes a transformar, para sempre, a vida do rabugento Louka.

LILI MARLENE

16/05/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Ano: 1981

Sinopse:
Zurique, 1938. A cantora alemã Willie apaixona-se por Robert Mendelsohn, um compositor judeu. Mas Willie não sabe que o pai de Robert é o director de uma organização que ajuda judeus a sair da Alemanha e que Robert é um dos principais elementos dessa organização. Com receio que a relação do seu filho com Willie atrapalhe as suas actividades, Davi Mendelsohn impede o regresso de Willie à Suiça, após uma visita à Alemanha. Os eventos mundiais separam-nos ainda mais e quando a guerra rebenta, a sua relação parece estar irremediavelmente perdida. Willie torna-se uma artista famosa, admirada por Hitler e adorada por milhões de soldados pela sua canção “Lili Marleen”, e Robert, assombrado pela saudade, entra na Alemanha disfarçado. A canção sobrevive à guerra… o amor, sobreviverá?
ADEUS MENINOS

06/06/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Louis Malle
Ano: 1987

Sinopse:
França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.

O INOCENTE

20/06/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Luchino Visconti
Ano: 1976

Sinopse:
L’Innocente é o último filme de Visconti. Mais uma vez o diretor italiano retrata a aristocracia decadente da Itália do século XIX. Numa adaptação livre do romance de Gabriele D’Annunzio, Visconti disseca a vida conjugal do aristocrata Tullio e da esposa Giuliana, expondo a personalidade ambivalente (e trágica) de Tullio, personagem típico de uma classe decadente, dividido entre a posse da esposa e o desejo da amante (a condessa Teresa). A ambivalência se transforma em tragédia quando a esposa, desprezada pelo marido, cai nos braços de um escritor, e anuncia sua gravidez…

A FITA BRANCA

04/07/2012 – 17:00h


Mostra Temática: Cinema Europeu
Direção: Michael Haneke
Ano: 2009

Sinopse:
1913. Em um vilarejo no norte da Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário (Christian Friedel). O estranho acidente com o médico (Rainer Bock), cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada. Logo outros estranhos eventos ocorrem, levantando um clima de desconfiança geral.


Nenhum comentário:

Discount Watches on Sale - Starting at $250!

...