sexta-feira, 19 de março de 2010

Instinto Assassino na TV - Discovery Channel

:/Maníaco do Parque - no Discovery Channel - Domingo - 21h00


NA TV


21 Março 2010
21:00:00

Discovery Channel
O Maníaco do Parque



O Maníaco do parque (Brasil)

Francisco de Assis Pereira violentou e assassinou 11 mulheres em um parque nos arredores da cidade de São Paulo. 

Seu modus operandi era exatamente igual em todos os casos. Ele abordava suas vítimas em supermercados ou pontos de ônibus e se apresentava como “olheiro” de agências de modelos. Com o pretexto de tirar fotos, levava as vítimas para o Parque do Estado, na Grande São Paulo, onde as violentava e estrangulava. Os corpos de oito mulheres foram encontrados em um raio de 200 metros. 

O caso de Francisco de Assis figura na crônica policial brasileira como um dos piores psicopatas da história do país. Uma das principais pistas obtidas pelos peritos foi a marca de uma mordida no braço de uma vítima. A partir dela, os peritos odontológicos puderam reproduzir a mandíbula e também a estrutura óssea do rosto do assassino. 

O depoimento de uma vítima que não chegou a acompanhá-lo levou à pista principal: ele trabalhava como motoboy em uma empresa. Os depoimentos de outras vítimas que se salvaram possibilitaram a confecção de um retrato falado de Francisco de Assis Pereira, divulgada em todos os meios de comunicação. 

Depois de uma busca de 23 dias, ele foi em Itaqui, na fronteira entre Brasil e Argentina, a 730 quilômetros de Porto Alegre. Depois de cruzar o rio Uruguai, que divide a fronteira entre os dois países, o jovem pediu para tomar banho na casa de um pescador da região, João Carlos Dorneles Vilaverde. O pescador, que acompanhava o caso pela televisão, chamou a polícia e Francisco foi detido.

Durante o julgamento, os advogados de Francisco de Assis Pereira insistiam que ele era um psicopata e não tinha noção dos crimes que cometera. A promotoria valeu-se de exames periciais feitos por equipes nacionais e estrangeiras para provar que o “Maníaco do Parque” era plenamente consciente de seus atos e devia receber a pena máxima. Depois de várias audiências, foi comprovado que o assassino em série tinha consciência de seus atos. Ele foi condenado a 143 anos de prisão pelo homicídio qualificado de 11 mulheres, embora apenas 9 corpos tenham sido encontrados. 

Franscisco de Assis Pereira foi detido em 4 de agosto de 1998. Sua primeira vítima foi atacada no primeiro semestre de 1997 e a última em fevereiro de 1998. 

Nenhum comentário: