quinta-feira, 14 de maio de 2009

A lista de inimigos da OAB. O PJ não precisa de mais inimigos.


"O que desmoraliza o Judiciário é morosidade, e não o quinto", diz OAB

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, rechaçou nesta segunda-feira (11/5) as críticas ao quinto constitucional feitas pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Cezar Britto criticou a postura dos juízes de carreira. "O que desmoraliza o Judiciário não são os representantes do quinto.

***

Neste bate-boca entre OAB e AMB, interessa-me os jogos de linguagens entre os debatedores. Os advogados,  essenciais ao exercício da justiça, se excluem da morosidade no exercício da justiça? A morosidade no judiciário só é do juiz? O quinto constitucional é um mecanismo que garante acesso de advogados ao Judiciário, mas a OAB insiste em defender o instituto e, ao mesmo tempo, insiste em realizar declarações que contribuem para o desmonte da imagem do PJ. 

O PJ não precisa de mais inimigos. É importante ficar claro que  o PJ não precisa entrar na lista de inimigos da Ordem, porque os advogados fazem parte de alguma forma desse poder, com ou sem quinto constitucional.

A OAB-SP tem lá sua lista de inimigos, o que a coloca inimiga do Estado Democrático. No Estado Democrático de Direito, onde prevalece o respeito à diferença, parece que uma tal lista remonta a tempos de política estudantil. Não vamos nos apequenar diante de elaboração de listinha de intrigados. 

No jogo democrático, a ordem de conflito é outra. Os sistemas não estão isolados e tampouco as pessoas são isoladamente inimigas. Nem o Dir. Penal pensa assim. Estou pegando no livro de Habermas para dizer que os problemas da complexa sociedade não devem ser visto como problemas específicos de sistemas individuais (HABERMAS, Juergen. “A Crise de Legitimação no Capitalismo Tardio”. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002, p. 57). Bem, dito isso, parece infantil a OAB-SP estabelecer indivíduos como inimigos. Não vamos desenterrar o passado!

Mais notícias sobre a lista de inimigos da ordem:

...lista da OAB foi condenada a pagar R$ 27 mil de indenização para o delegado Alan Bazalha Lopes, que teve seu nome incluído nalista de inimigos da Ordem. A decisão é do juiz federal substituto Bernardo Wainstein, da 2ª Vara Federal de Franca, interior de São Paulo. Cabe recurso da ...

...lista da OAB. Ele pediu reparação de R$ 350 mil por ter sido incluído na lista de inimigos da Ordem. A Justiça Federal de São Pau...
do Consultor Jurídico - 

...Se a lista de inimigos da OAB de São Paulo tivesse ranking, o desembargador Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda figuraria entre os primeiros colocados. Ferraz de Arruda, que atua na 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, defende a tese de que nenhum juiz tem obrigação de receber advogado em seu gabinete...
do Consultor Jurídico - 

do Última Instância - 

do Consultor Jurídico - 

do Consultor Jurídico - .

Nenhum comentário: