domingo, 5 de abril de 2009

Resumo de Criminologia: Lélio Braga Calhau

Agradeço ao Prof. Lélio Braga Calhau por ter-me enviado o seu livro "Resumo de Criminologia". 

Vou resenhar o texto:

A criminologia tornou-se um ramo inevitável para os estudantes do Direito Penal. O prof. Calhau percebeu que os livros tradicionais de criminologia não eram escritos para estudantes, mas para estudiosos da criminologia.  Era natural, porque durante muito tempo a criminologia esteve ligada a um ciclo muito restrito. Dos livros que chegam às livraria, muitos deles eram estrangeiros e/ou ignoravam a realidade da matéria no ensino nacional.

A criminologia mudou. Mudou muito. Para quem nunca estudou o assunto, o livro é a primeira porta de entrada. Para quem já estudou , o livro também pode ser não somente uma primeira porta como também muito útil para conhecer o que mudou e está mudando na criminologia. Para os que atuam no Júri, o livro também é muito útil, porque faz uma introdução a um tema que é palco central das discussões no Plenário, mas muitos poucos (digo: muitos poucos mesmo) percebem. 

As novas doutrinas criminológicas estão no livro sem a arrogância acadêmica natural. Para os concurseiros que se interessam apenas pelas novas legislações penais,  o livro abre caminho para a compreensão das relações criminológicas e a lei (p. 50). 

Paga o preço da obra o simples fato de perceber que existem teorias consensuais e de conflito, e daí  o livro entra no maravilhoso mundo das teorias criminológicas, passando um filme sobre os pensamentos que buscam explicar por que um homem pratica um  crime e por que a sociedade decide qualificar uma conduta como "desviante" (cf. p. 36; p. 63 e ss). 

Hoje o Direito Penal volta a se encontrar com a criminologia como nunca antes. Senhores, Calhau apresenta-se a criminologia contemporânea, suas (novas) ideias (ecologia, anomia, etiquetagem, subcultura, tolerância zero, bullyng, stalking etc) e seus autores (Lizst, Merton, Goffman, etc).

O livro é gostoso de ler. Li numa tirada só.


***
Referências técnicas:
Resumo de Criminologia

Resumo de Criminologia Coleção Síntese Jurídica
Autor: Lélio Braga Calhau
Editora: Impetus 
4ª edição, 2009, Rio de Janeiro
Páginas: 126
Acabamento: Brochura
ISBN: 978857626330-2 

De R$ 29,90 
por R$ 23,92 em 3x sem juros 

 A presente obra se destaca por ocupar um espaço próprio e importante para aqueles que se interessam pelo estudo da Criminologia e das ciências criminais em geral. 
Lélio Braga Calhau é Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, professor, pós-graduado em Direito Penal, mestre em Direito, com grande destaque por sua experiência profissional e acadêmica na área jurídica. 
A obra tem seu objeto de estudo direcionado para temas como a evolução histórica do instituto, o delito, o delinqüente, a vítima, o controle social e suas principais correntes teóricas. 
Entre as qualidades da obra podemos citar de pronto a primeira: a objetividade nas explicações, didática e clareza nos exemplos. 
A obra é propícia, portanto, para quem deseja ter uma leitura rápida, sucinta, porém, ao mesmo tempo, clara e segura. 
Esta quarta edição recebe uma grande atualização, com o intuito de facilitar o estudo de seus leitores. Inserimos os pontos mais importantes e os exigidos nos cursos de graduação e especialização em ciências criminais. O conteúdo desta edição aborda o que o estudante ou profissional precisará, qualquer que seja o seu objetivo específico. 
E por último, introduzimos de forma objetiva e clara temas avançados da moderna Criminologia, com o intuito de permitir um aprofundamento teórico para aqueles que assim o desejarem. 
Trata-se de obra de indiscutível utilidade para o estudioso da matéria, para o operador do Direito e para aqueles que desejam se envolver com temas enfrentados pelas ciências criminais da atualidade.

Nenhum comentário: