segunda-feira, 9 de março de 2009

Método APAC no TJRN e um,a boa sugestão de leitura

O Poder Judiciário do RN irá implantar o método APAC (Associação de Apoio e Assistência ao Condenado), que é um alternativa para ressocialização dos presos, já adotado em Minas Gerais. O juiz Gustavo Marinho foi enviado pelo presidente do Tribunal do Justiça, des. Rafael Godeiro, a Belo Horizonte, onde permaneceu 10 dias conhecendo a experiência mineira. Ontem (26/03), ele fez uma explanação para o Presidente do TJ e agendou para o dia 15 de abril uma apresentação do método a  todos os desembargadores na reunião do Pleno.

O presidente Rafael Godeiro também determinou a formação de uma comissão que ficará responsável por consolidar todas as ações do programa, bem como a redação de um projeto de lei e de resolução necessários para sua efetivação.

O método APAC surgiu devido à ineficiência do sistema penitenciário brasileiro em recuperar os detentos. No Brasil, a média de reincidência chega aos 86%, mas com o método APAC pode ser reduzida até para 5%, como ocorreu nas cerca de 100 unidades implantadas em todo o Brasil.

O método se baseia no voluntariado trabalhando tanto no regime fechado, como no semi-aberto e no regime aberto. No fechado, o detento trabalha com atividades múltiplas, no semi-aberto, participa de  oficinas profissionalizantes e no regime aberto, o recuperando trabalha prestando serviços à comunidade, visando sua reinserção social. Além disso, o apenado conta com assistência jurídica e à saúde e tem como um dos pilares a família. Por isso, os presos devem cumprir pena na cidade onde reside sua família.

fonte: TJRN

MEU COMENTÁRIO:

Para entender o que é o método APAC, sugiro a leitura do seguinte livro:
  • CAMARGO, Maria Soares de. "Terapia Penal e Sociedade. Campinas: Papirus, 1984.
A autora também faz uma crítica ao método APAC. Este método foi implantada inicialmente em São Paulo, em parceria com a Igreja Católica, no final da década de 70. O  método, assim como a doutrina da nova defesa social (Marc Ancel) e a teoria sociológica labbeling approach, que estavam em efervecência à época, vieram a influenciar a reforma penal e a lei de execução de 1984.
O livro vale a leitura. Vou colocá-lo na lista de livros de U Inverso.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite professor Fábio, não tive o privilegio ainda de ler o livro quero desmiuzar-lo pois defini o tema da minha monografia acerca ressocialição dos presos APAC quero opiniões inclusive informações sobre o assunto pois tenho que desenvolver o pré projeto de pesquisa e te confesso estou um pouco perdida se puder me dar alguma sugestão fico muito grata! um forte abraço.

fabioataide disse...

Alexandre,
Vou postar algo como sugestão.

Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now!

  Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now! www.85off-lv.com