sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ONU visita programa de redução da criminalidade no Brasil. O exemplo deve ser seguido

São Paulo - O município de Diadema recebeu hoje (3) a visita da representante do Centro Internacional de Formação de Atores e Autoridades Locais (Cifal) entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), Gemma Galdon, que conheceu as ações desenvolvidas na cidade pela administração pública para diminuir os índices de criminalidade.

A principal experiência implementada no município foi o fechamento dos bares às 23 horas, o que diminuiu os casos de homicídio de 374 em 1999, para 80 em 2007. A medida foi implantada em 2001, quando foram registrados 238 assassinatos, dos quais 60% ocorreram das 23 horas às 6 horas.

Galdon explicou que a visita tem o objetivo de conhecer experiências locais de abordagem da violência e de fortalecimento da comunidade e que as informações e os dados coletados serão usados para formar um documento de referência que possa ser usado em outras cidades.

“Fui orientada pela relatora da ONU Raquel Rolnik que já trabalhou com Diadema e me disse que poderia ser interessante conhecer essa experiência. Na Região Metropolitana de São Paulo há várias experiências interessantes de abordagem da segurança como perspectiva comunitária”, afirmou.

A representante da ONU fez elogios ao trabalho desenvolvido pelo município. “Creio que é muito complicado, na prática, articular programas integrais e aqui se conseguiu, o que é impressionante.”

De acordo com Gemma, as ações de combate à violência devem ser realizadas de forma conjunta. Entretanto, segundo ela, muitas vezes é preciso que as comunidades e a sociedade civil "façam pressão" para que o poder público dê início às ações.

O secretário de Defesa Social de Diadema, José Francisco Alves, afirmou que a cidade tem recebido, nos dois últimos anos, visitas de representantes de outras cidades, entidades e organismos internacionais interessados nas políticas adotadas pelo município.

“Diadema tem concebido idéias, formatado projetos, encaminhado para o governo federal, depois da aprovação. Diadema passa a ser a primeira cidade a executar esses projetos. Ao mesmo tempo em que concebemos o projeto passamos a ser o laboratório dessas idéias. Quando o resultado é positivo torna-se referência”, explicou.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Diadema, o município foi o único do país convidado pela ONU para apresentar o projeto de combate à violência no 11º Congresso Mundial de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, realizado em 2005, pelas Nações Unidas, em Bangkok, na Tailândia, com a participação de 140 líderes mundiais.

Além disso, a experiência da cidade foi reproduzida em diversos outros municípios, que passaram a fechar os bares antes da meia-noite e obtiveram com isso resultados na diminuição da criminalidade.

Outras ações de destaque na cidade são o mapeamento criminal - levantamento estatístico das ocorrências criminais que auxilia o planejamento de políticas estratégicas de prevenção e combate à criminalidade-, o Centro Integrado de Videomonitoramento, que conta com 30 câmeras de segurança fixas e móveis instaladas em locais apontados como preocupantes pelo mapeamento criminal e o Telecentro, onde são realizados cursos de formação de todos aqueles que trabalham com segurança pública no município.

Diadema também conta com o Fórum Itinerante de Segurança, que leva aos moradores informações sobre as atribuições das polícias e ouve da comunidade as principais queixas e sugestões, e com a Campanha do Desarmamento Infantil, que incentiva a troca de armas de brinquedo por revistas infantis.
**
3 de Fevereiro de 2009 - 16h58 - Última modificação em 3 de Fevereiro de 2009 - 16h58
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
Observadora da ONU conhece ações feitas em Diadema para diminuir criminalidade
FONTE: http://estudandoodireito.blogspot.com/2009/02/agencia-brasil-observadora-da-onu.html

Nenhum comentário: