domingo, 11 de janeiro de 2009

U Inverso responde: Por que Heraldo Salcides?

PEDRO PAULO VOLPINI estava por acaso navegando na internet e achou o meu blog com interesse em saber a respeito do ex-Juiz Heraldo Salcides.

Curiosamente, ele gostaria de saber o por quê de meu interesse em saber do paradeiro daquele ex-juiz e sua busca de "pistas seguras" a esse respeito. Ele também me pergunta sobre um leitora que teria passado informações sobre Salcides.

Pedro, o caso é interessante. Primeiramente, não tenho nenhuma ligação com o ex-Juiz Heraldo Salcides. Nunca o conheci pessoalmente. Sei que a leitora referida é uma pessoa próxima a Salcides e pronto...

Mas, embora não diga, tenho interesse por história judiciária. Levantar fatos etc. Pois é. A crônica judiciária me atrai. E daí ter criado este blog , cujo subtítulo é "crônicas sobre a justiça nossa de cada dia". Em 1997, criei uma página na internet intitula "Revista Jurídica Ataíde Alves". Neste site havia uma seção em que trazia pequenas histórias sobre o Judiciário. Pois é. Esta seção evoluiu hoje para se tornar um blog (U Inverso), que foi criado em setembro de 2008, onze anos depois. Tenho histórias para contar e quero compartilhar com o mundo e dai criar novas histórias. A história do Salcides ainda está em andamento. Confesso que o mais importante para o pesquisador histórico talvez não seja o resultado, mas o caminho.

Tento imitar (toscamente) o que os grandes cronistas político-judiciários fazem e fizeram. Lembro aqui Peluz no "Correio Brasiliense" ou mesmo Eduardo Bottallo no "Diário do Grande ABC". Fred na Folha é um nome digno de nota (o U Inverso faz o acompanhamento do blog de Fred). Paulo Sérgio no JB têm muita coisa boa escrita... A crônica judiciária está rica de nomes e depois vou escrever sobre eles aqui... U Inverso lança luz sobre estas personalidades judiciárias. Por exemplo, já escrevi várias vezes sobre o Desembargador aposentado Antônio Sapucaia (Alagoas), sobre Gilmar Mendes, Seabra Fagundes, Mário Moacyr Porto e tantos outros que integram ou integraram o Judiciário. Por curiosidade mesmo... Tenho atualmente um projeto em andamento (com outros juízes e promotores) para publicar um livro com sentenças de um determinado magistrado aposentado da Paraíba.... Trabalho demorado, registro.

Voltando a Salcides. Descobri este nome em uma pesquisa de campo sobre o Poder Judiciário. E logo vi a sua produção de sentenças incrivelmente relevante. Resolvi jogar o assunto no meu blog. Tive uma resposta de uma leitora, que me falou em você e outros contatos. Ela também me deu o e-mail do Salcides. Escrevi para ele e não obtive respostas. Não sei se ele recebeu o e-mail, mas desconfio que o próprio Salcides queria que o assunto não seja debatido.

Disse-me a leitora que o Sr.poderia contribuir para a história de Salcides. O que o Sr.acha? O contador de histórias Salcides bem que poderia ter a sua história levantada.

***

Nenhum comentário:

Discount Watches on Sale - Starting at $250!

...