domingo, 11 de janeiro de 2009

Não-aplicação do princípio da insignificância no Direito Administrativo

Em 9/3/08, ainda no meu antigo blog, publiquei um artigo no qual defendia a aplicação do princípio da insignificância no Direito Administrativo.
Bem, este teste não foi o posicionamento adotado pela 2a T. do STJ no seguinte caso: REsp 892.818-RS, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 11/11/2008. 
Entendeu a 2a. T. que: 
"o bem jurídico que a Lei de Improbidade busca salvaguardar é, por excelência, a moralidade administrativa, que deve ser, objetivamente, considerada: ela não comporta relativização a ponto de permitir “só um pouco” de ofensa. Daí não se aplicar o princípio da insignificância às condutas judicialmente reconhecidas como ímprobas, pois não existe ofensa insignificante ao princípio da moralidade. Constata-se que, em nosso sistema jurídico, vige o princípio da indisponibilidade do interesse público, a que o Poder Judiciário também está jungido. Mesmo no âmbito do Direito Penal, o princípio da insignificância é aplicado com parcimônia, visto que o dano produzido não é avaliado apenas sob a ótica patrimonial, mas, sobretudo, pela social. Anote-se haver precedente deste Superior Tribunal quanto ao fato de o crime de responsabilidade praticado por prefeito não comportar a aplicação do princípio da insignificância ao fundamento de que, por sua condição, exige-se dele um comportamento adequado, do ponto de vista ético e moral. Se é assim no campo penal, com maior razão o será no âmbito da Lei de Improbidade Administrativa, de caráter civil. Com esse entendimento, a Turma deu provimento ao recurso especial do MP, afastando a aplicação do referido princípio"

Nenhum comentário: