sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Uma voz tenebrosa me alerta: a causa de meu infortúnio está na maldição dos ancestrais!


13 04 2008

ancestrais-2.JPG

Nos EUA, a escolas continuam divididas entre teorias creacionistas e evolucionistas. A escolas creacionistas seguem explicações teóricas de que tudo foi criado com está. O americano William Paley pensava assim antes de Darwin desenvolver a sua teoria da evolução, segundo a qual as espécies estão como as vemos por causa de um processo de seleção natural. O resto da história não preciso dizer… Ou, melhor dizendo, apenas preciso acrescentar que a teoria creacionista ainda continua sendo transmitida nas escolas americanas! O que podem dizer esses americanos do ensino fundamentalista do islã?

O fato é que o creacionismo também encontra ressonância no Brasil, talvez muito mais forte do que possamos imaginar. Será que nossas escolas públicas ensinam a teoria evolucionista de Darwin ou a teoria de seleção de caracteres de Mendel? Estudei em escola pública e não tenho muitas lembranças a respeito deste assunto, o qual somente aprendi mesmo quando ingressei numa escola privada.

Os creacionistas acreditam que o mundo é assim porque Deus o fez assim. O que (não) pensam eles do racismo?

Por outro lado, observo que foi a teoria evolucionista de Darwin que deu sustentação à teorias com cunho racistas, nutrindo sentimentos de intolerâncias.

Abro parênteses para lembrar que Darwin se inspirou nos estudos do economista conservador Robert Malthus, que desenvolveu uma teoria sobre a relação entre a fome e o crescimento populacional. Mas isto será assunto para uma outra postagem.

Em qualquer caso, anoto que há uso político de teorias científicas. As religiões não fogem à regra; elas ainda hoje nos fazem crer – ao estilo da biologia criminal no início do século XX – que nossas imperfeições decorrem de um processo mal acabado de seleção natural ou que as coisas do mundo (leia-se: da sociedade) são assim porque Deus quis que fosse assim e ponto final.

Não duvide: argumentos creacionistas ou evolucionistas podem se esconder por trás de um discurso religioso, que nos leva a crer que as nossas mazelas podem estar na má formação de nossa ancestralidade. Hitler pensava assim… Antes de tudo, acredite que a superação de nossos males depende muito mais de nós mesmos. O passado ficou para o passado…ancestrais-1.JPGancestrais.JPG

Ps: A sociedade está de acordo com a proibição de cenas de sexo na televisão. Eu também… Mas porque não estamos de acordo com a proibição da “pornografia ideológica” promovida por muitos programas televisionados, inclusive os religiosos?

Nenhum comentário:

Discount Watches on Sale - Starting at $250!

...