sexta-feira, 19 de setembro de 2008

GOVERNO DO CEARÁ, VOCÊ AINDA VAI TER UM


12 07 2008

O governo do Ceará está se notabilizando pelos casos de exploração do dinheiro público. O Estado Nordestino instituiu agora o BOLSA-PARLAMENTAR. É isto mesmo!

Já não basta o fato de ter o governador levado a sua sogra para uma viagem “oficial” à Europa (teve muita gente na net mandando o governador levar a sogra pra outro lugar).

Já não basta o fato de o governador ter gastado uma pequena fortuna para adquirir 200 viaturas TOYOTA SW4*, cada uma ao custo de R$ 150 mil reais, enquanto uma viatura X-TERRA (da Nissan) sairia muito mais econômica para o Estado que paga um dos piores salários à polícia militar.

A idéia do BOLSA-PARLAMENTAR é hilária mesmo. O deputado federal receberá a bagatela de R$ 800 mil reais do Estado por ter votado pela aprovação de emendas parlamentares de interesse do Ceará. Ou seja, o deputado do Ceará que votar em interesse do Ceará receberá uma verba do Estado do Ceará.

Mas seria possível o deputado votar contra o interesse do seu Estado? Será que há deputado do Ceará votando em interesse do Rio Grande do Sul? E a remuneração que os deputados já recebem? Pra que serve? Provavelmente, serve para os parlamentares votarem contra o Estado/Governo… Já imaginaram um deputado federal recebendo dinheiro do governo federal para aprovar projetos do interesse deste? Eu não precisei imaginar, porque a isto se deu o nome de mensalão. O resto da história todo mundo sabe, ou melhor, ninguém não sabe o resto da história….

O Programa de Cooperação Federativa (este é nome pomposo da bolsa-parlamentar) também beneficia senadores que votam em proveito de emendas de interesses do Governo.

Resumindo a história: oficializaram o mensalão no Ceará!

Posso estar enganado. Será que o tabelamento das “ajudas financeiras” significa o começo da “moralização” da política, com o fim dos escândalos? Se a moda pegar, podemos estar presenciando o fim da política do “toma-lá-dá-cá” e o surgimento da política do “toma-por-dentro-o-que-se-dava-por-fora”. Ou não seria toma-por-fora-o-que-se-deve-por-dentro?

Não importa. É o Brasil criativo em ação. Logo logo vereadores e deputados estaduais vão estar cobrando os seus programas locais de ajuda financeira. Talvez também haverá juiz cobrando remuneração extra por sentença dada fora do expediente ou sei lá por qual motivo. O motivo é o que menos importa nessas coisas. O importante mesmo é embosar o dinheiro no final do mês e sair pra galera…pra galera não ver…

_________

Nenhum comentário: