sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Deixem o juiz trabalhar!

5 09 2008
O presidente do STF quer “aprimorar” o sistema de escuta no país. Ele vai levar ao CNJ a proposta de criação de um sistema de informações sobre escutas telefônicas centralizado no própio CNJ.É ISSO mesmo. Mendes quer que os juízes sejam os interceptados. São os juízes suspeitos até se provem o contrário. É este o princípio emvigor. O novo sistema irá monitorar a quantidade de grampos em andamento no país e a duração deles. Querem grampear os juízesbrasileiros!Que tal propor que durante a audiêncie o juiz fique algemado. De fato, a intenção de Mendes é “algemar” o juiz brasileiro.
O problema é que o Estado de Direito noBrasil está se transformando num Estado de Impunidade e, ao que parece, não é o que prevalece no resto do mundo. Só aqui o juiz évisto como criminoso. Estou aqui lançando um campanha individual: Deixem o juiz trabalhar!
Mas já estou vendo que a minha campanha “Deixem o Juiz Trabalhar” está dificil de pegar. Tem gente [muita gente] fazendo campanha “O Juiz não Trabalha”. Um Professor escreveu artigo dizendo q a culpa da morosidade é do juiz. Será que os juízes não cumprem prazos porque não querem? Lembro aqui que existem juízes no país com milhares, milhares, de processos e os prazos não são cumpridos em nenhum Estado da Federação (não há um Estado que esteja completamente livre da morosidade), o que denota que a crise é institucional (e não meramente pessoal/funcional e localizada aos agentes operadores da máquina judicial).
Em seu artigo, o professor Zélio Furtado da Silva disse que “O verdadeiro problema da morosidade da Justiça é o descumprimento dos prazos pelo juiz. E, secundariamente, a estrutura deficiente do Poder Judiciário. Vencidos esses dois entraves a prestação jurisdicional ocorreria de forma célere e eficiente”.
Vejam o que este artigo que está dizendo no consultor jurídico: http://www.conjur.com.br/static/text/69014,1, Ponto de vista, Justiça seria mais célere se juízes cumprissem prazos.

Nenhum comentário: