sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Ócio e trabalho no séc. XXI: errolar, enrolando

7 09 2008
Criei um verbo para tratar de uma situção comum no ambiente de trabalho. Trata-se do verbo errolar, útil para os funcionários que erram e enrolam ao mesmo tempo. Isto porque enrolar no trabalho do séc. XXI pode não ser um erro, mas sim um tática gerencial muito útil à criatividade e/ou à produção; agora errolar não, sempre será um erro, ou seja, é um enrolação* sem propósito.
Domenico de Masi, sociólogo italiano e autor do livro Ócio Criativo, explica que ócio criativo são aquelas atividades que são um misto de trabalho, lazer e estudo. Existem vários sites sobre ócio criativo. Confira este site: http://ociocriativo.com.br/.
Diz-se enrolar para situações em que complica uma situação ou engana alguém. Pois é. Na vida de uma organização judiciária, o que aparentemente seja um enrolamento ou uma enrolação por parte do funcionário, pode se tratar de um networking. Discutir problemas de trabalho no horário de trabalho não é enrolação.
O networking não é só uma palavra bonita para justificar que o chefe está enrolando no trabalho. O network significa qualquer método de compartilhamento de informações entre sistemas (humanos ou não). Ou seja, quando você sai de sua sala de trabalho para a Vara vizinha, está estabelecendo um contato entre dois sistemas. Esta saída pode ser puramente uma errolação ou um network, se você tem a intenção de conhecer novas técnicas (knowlegdge network) ou estreitar “relações”** com um servidora recém chegada.
Genuinamente, passar e-mail para um amigo de trabalho ou entrar em contato com um servidor pelo sistema interno de comunicação é uma forma de knowlegdge network.
As grandes corporações não são apenas aquelas que possuem uma rede de comunicação eficiente entre os seus funcionário, mas as que entendem esta rede como um patrimônio imaterial, que deve ser preservado e incrementado.
*enrolação é outra palavra criada.
**social network
______________
A categoria 1a. Vara de Família mudou de nome para “gestão judiciária”. Nela também vou abordar temas da gestão administrativa no âmbito de uma Vara Judiciária.

Nenhum comentário:

Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now!

  Louis Vuitton Bags Up To 90% Off! Top Quality Low Cost! Shop Online Now! www.85off-lv.com